O vinho é uma das bebidas mais antigas do mundo e por isso é natural que tenha acumulado ao longo dessa trajetória muitas histórias, curiosidades e, é claro, muitos mitos.
Mesmo entre as pessoas que apreciam a bebida e que têm um grande conhecimento no assunto, é comum às vezes ouvirmos algo que não temos certeza de que se trata de um mito, ou pior: concordamos acreditando que é a pura verdade!
Pensando nisso, listamos os 10 mitos sobre vinhos mais comuns para que você tire de vez as suas dúvidas. Você ficará surpreso ao descobrir a verdade por trás de cada um!
Suba um nível no mundo do vinho e aumente seus conhecimentos com o curso completo sobre o mundo dos vinhos: “Curso de Vinhos – Eniwine Academy”
1. Quanto mais velho é o vinho, melhor!
Muitas pessoas acreditam que todo vinho melhora com a idade. Na verdade, a maioria dos vinhos é feita para ser consumida dentro de poucos anos após a produção.
2. Vinho branco deve ser servido muito gelado
Servir o vinho branco muito gelado pode mascarar seus sabores e aromas. A temperatura ideal é em torno de 10-13°C.
3. Vinho tinto deve ser servido à temperatura ambiente
A temperatura ambiente varia dependendo do local e das condições climáticas, o ideal é servir o vinho tinto ligeiramente mais fresco, entre 15-18°C.
4. Vinhos doces levam açúcar
A doçura dos vinhos doces provém dos açúcares naturais presentes nas uvas. Quando o vinho é fermentado, as leveduras convertem o açúcar em álcool. Em vinhos doces, a fermentação é interrompida antes que todo o açúcar seja convertido, deixando assim um nível mais alto de açúcar residual.
5. Vinho tinto com carne, vinho branco com peixe
Esta é uma regra básica, mas existem muitas exceções. Vinhos tintos leves podem harmonizar bem com certos peixes, e vinhos brancos encorpados podem acompanhar bem algumas carnes.
6. Vinhos com rolha são melhores que vinhos com tampa de rosca
Não necessariamente. A maneira de fechar a garrafa tem mais a ver com o tipo de vinho do que com a qualidade dele. A rolha deixa entrar parte do ar dentro da garrafa, o que colabora para o envelhecimento do vinho.
7. Vinhos doces são apenas para sobremesas
Vinhos doces podem ser combinados com pratos salgados ou picantes. Por exemplo, um vinho de sobremesa como o Sauternes pode ser delicioso com queijo azul.
8. Vinhos brancos são feitos com uvas brancas
O vinho branco pode ser feito com uvas tintas através de um processo chamado “prensagem direta”. Neste processo, as uvas tintas são prensadas imediatamente após a colheita, antes que a casca, que contém os pigmentos, tenha tempo de tingir o mosto (suco da uva).
9. Vinhos baratos não são de qualidade
Nem sempre. Existem muitos vinhos de excelente qualidade a preços acessíveis. O preço é influenciado por muitos fatores, incluindo marketing e custos de produção.
10. Decantar vinhos é apenas para vinhos velhos
Decantar pode beneficiar muitos vinhos jovens, especialmente tintos encorpados, pois ajuda a arejar o vinho e liberar seus aromas.
Conhecer o mundo dos vinhos é maravilhoso, cada descoberta nos aproxima mais dessa bebida fascinante e versátil. Desfazer os mitos sobre vinhos nos permite apreciá-lo de maneira mais autêntica e consciente, garantindo escolhas e experiências mais acertadas.
Agora que você já conhece os principais Mitos sobre Vinhos, aproveite para aprofundar seus conhecimentos:
Curso completo: “Curso de Vinhos – Eniwine Academy”
E-Book: “Sommelier Online – Orientações para Degustação de Vinhos”